Yoga não é apenas uma forma de exercício, é um sistema muito antigo, uma forma de vida e um presente para toda a humanidade. Muito mais que posturas ou respirações, o Yoga nos incentiva a descobrir nossas reais capacidades e potenciais. O Yoga revitaliza, concentra, anima e revigora nossa energia e é algo muito prático, palpável, que nos ajuda a estabelecer o equilíbrio na vida cotidiana. Amplia as percepções do corpo e da mente, desenvolvendo a saúde em todos os níveis, promovendo a tranqüilidade e prevenindo problemas respiratórios e de posturas.

A prática de Yoga para crianças acontece de forma suave e natural, trazendo relaxamento, concentração, paciência, respeito, confiança, agilidade, auto-estima. Tudo se desenvolve lentamente, de forma lúdica, através de jogos e brincadeiras e respeitando sempre a individualidade de cada um. Contos, mitos, formas, plantas, animais, sentimentos e diversas situações viram temas para as práticas e a criança é convidada a explorar através do corpo as posturas – ásana e a interagir com elas. O Yoga amplia nossa relação com o corpo, e ainda, estimula de forma positiva sua expressão e o relacionamento com o outro e com o todo. Os exercícios são feitos individualmente, em duplas e em grupo, iniciando com um aquecimento e reconhecimento do corpo e das emoções.

No nível psicofísico, o Yoga atua gradativamente na concentração e promove o relaxamento mental, curando e amenizando os efeitos do stress, comumente, inclusive em crianças, nos dias atuais. A nossa prática sempre termina com relaxamentos e meditações, propiciando momentos introspectivos e tranqüilos que levaremos conosco para o dia a dia.

Entrevista




Entrevista para o Guia Pratico para professores - Brincadeiras com Yoga na Educação Infantil

Criando formas




Brincando de Rolar

Rolando sem parar pelas pernas da mamãe

                                     




E FIM!

Uma massagem na barriguinha para relaxar...

Massagem Infantil - O que é essencial?

Você já sabe que o bebê responde muito bem ao toque e a massagem e que necessita de contato físico para o desenvolvimento saudável. Isso é essencial. O que talvez você ainda não saiba é o quanto a qualidade dos produtos que utilizamos influencia neste processo. A pele é um grande e importante órgão do corpo, com inúmeros poros que expelem e absorvem diversas substâncias. Os povos antigos sabiam e pregavam que para cuidar da saúde e beleza não deveríamos usar na pele substâncias que não possam ser ingeridas, pois estas, mesmo depois de filtradas na epiderme penetram no corpo e atingem a circulação sanguínea. Quando passamos no corpo algum produto não puro como componentes químicos, conservantes artificiais e óleo mineral, derivado de petróleo, fazemos o corpo trabalhar pesado para desobstruir os poros novamente e expulsar tais substancias e seus resíduos.


As peles delicadas do bebê e da criança merecem muito cuidado, atente para a qualidade dos produtos de banho, higiene e massagem e prefira sempre os puros e orgânicos, elaborados com componentes naturais e não residuais como óleos vegetais e óleos essenciais. Os óleos vegetais são extraídos de sementes gordurosas e, portanto nutritivos e hidratantes, já os óleos essenciais são verdadeiros presentes da natureza, extraídos de partes nobres das plantas e com diversas propriedades terapêuticas, além de muito aromáticos, quando em contato com a pele e olfato atingem rapidamente a corrente sanguínea nos beneficiando com suas qualidades.


Assim, podemos continuar a massagem do bebê nutrindo o corpo e promovendo momentos de ternura, conforto e carinho. Isso sim é essencial!!

Seqüência Básica de Shantala





Massagem para Bebês e Crianças

A Massagem Infantil é uma antiga arte desenvolvida e preservada na tradição da cultura indiana e em muitos outros povos do mundo. Praticada cotidianamente em bebês e crianças como recurso preventivo e de cura, existe há milênios e o toque é visto como algo essencial para o desenvolvimento integral do ser humano.
Difundida no ocidente pelo médico francês Dr. Frederick Leboyer que batizou esta massagem com o nome da mulher que conheceu e fotografou em uma pequena aldeia de Calcutá, Sul da Índia: Shantala. Antes de ser uma técnica Shantala é uma "Arte de dar Amor" e segundo Leboyer essa relação amorosa entre mãe e seu bebê deverá ser exercitada diariamente de forma a atenuar a ruptura dramática da relação intra-uterina. Leboyer publicou alguns livros sobre o assunto, entre eles o Shantala e Nascer Sorrindo.


Desde o momento do nascimento o bebê reconhece seus pais, suas vozes, seus rostos, seus cheiros. Mas, talvez, a melhor maneira de ser profundamente reconhecidos por ele seja o toque. Uma forma boa de tocar é na prática da Massagem Infantil. A massagem não é somente agradável, estudos médicos comprovam que ela também pode relaxar mais os bebês e torná-los ainda mais saudáveis. Massagear regularmente seu filho melhora os padrões de sono, ajudando alguns bebês a dormirem melhor e por mais tempo, pode também acalmar os pequenos quando estão irritados ou indispostos e prevenir cólicas e outros incômodos inerentes as fases do crescimento. E, principalmente, a massagem amplia o vínculo emocional entre você e seu bebê.


Se o bebê tem menos de dois meses a massagem mais recomendada é algo bem simples, ou seja, acariciar levemente a face, braços, pernas e costas do bebê e deslizar as mãos pela barriguinha e peito. Esta massagem é agradável aos recém-nascidos e os acostuma à idéia de receber massagem regularmente.Toque da Borboleta é um dos nomes dados a uma técnica especial para os pequenininhos feita sempre suave e tranquilamente. Pensado na importância da estimulação tátil desde os primeiros dias de vida, que a americana Eva Reich criou esta massagem para bebês. No Brasil,a grande divulgadora da técnica é Maria Aparecida Alves Giannotti, pedagoga e autora do livro Massagem para bebê – Toque da borboleta. No toque da borboleta, os movimentos começam na cabeça e vão descendo até os pés. Eles são simétricos e feitos primeiro na frente, depois atrás e ao final, o bebê é embalado durante um minuto. Esta massagem que tem uma vantagem sobre a Shantala de não exigir o uso de óleos e de poder ser feita desde os primeiros dias por ser muito suave.

Na medicina tradicional chinesa, nos pés e mãos estão projetados todos os órgãos além de conter inúmeras terminações nervosas. Ao serem massageados e estimulados, os órgãos internos também o são. Na massagem atentamos sempre ao relaxamento de que aplica e sua postura, a coluna deve estar ereta ou bem apoiada e as mãos relaxadas. Manter o ritmo na massagem nos transmite a sensação de continuidade, acalentado o sistema nervoso e tranqüilizando. Segundo o cientista americano Ashley Montagu, autor do livro Tocar, O significado humano da pele, embalar o bebê ritmicamente propicia conforto e segurança. Montagu ainda estimula o uso de berços-embaladeira remontando assim o reconfortante ambiente intra uterino.


Os efeitos benéficos da Massagem Infantil estão além de conceitos como “medicina alternativa” ou “tratamento paliativo” e são bem reconhecidos no panorama médico atual. Estudos recentes comprovam que a massagem reduz significamente stress, tensão e desconforto em crianças com dores crônicas e síndromes, esta tese foi aplicada com sucesso pelo Departamento de Anestesiologia Pediátrica, em Chicago, EUA. Foram avaliados centenas de casos onde a massagem foi aplicada junto aos tratamentos, reduzindo consideravelmente a quantidade de medicação de controle de dor, anticonvulsivos e antidepressivos.



Se preparando para Massagem

Antes de começar a massagem, prepare uma superfície suave, como um edredom ou toalha, é bom usar um impermeável por baixo, pois o bebê pode fazer xixi. A massagem será mais fácil se ele estiver nu, inclusive sem fralda, portanto certifique-se também se o ambiente está aquecido e sem correntes de ar. Inicie o contato corporal de maneira livre e exploratória, inspirando confiança e amorosidade, quem aplica deve estar relaxado e sentado em posição confortável. Uma música suave pode criar um clima de maior relaxamento.
Use sempre óleos vegetais naturais como amêndoas, coco, sementes de uva, abacate, calêndula. Se quiser usar algum óleo essencial (nunca essência!), use apenas uma ou duas gotinhas de lavanda, maracujá, camomila, erva doce, grapefruit.
Lembre-se que não existem regras. Ninguém estabelece a forma da massagem em bebês. O mais importante é descobrir o que seu bebê mais gosta e deixar fluir sua intuição, tocando com carinho, cuidado e respeito. A Massagem Infantil pode ser feita a qualquer hora do dia e ter uma duração entre 5 e 30 minutos. Se seu bebê não gostar de certas carícias, não se preocupem, assim como os adultos, eles também têm suas preferências. Com um pouco de prática você irá descobrir quais as carícias e toques que ele mais gosta!

 

Toques finais

Só não devemos praticar a massagem quando o bebê está muito doente ou nas crises. É preventiva, mas na hora da crise não dá para aplicar. É preciso que a criança esteja participando, concordando com a prática, assim ela é ótima para restabelecer a saúde. Também não deve ser feita na criança com estômago vazio. Não deve estar dormindo, nem com frio.
A massagem em bebês tem muitos benefícios: pode melhorar a digestão e ajudá-lo a relaxar e mesmo fazer com que ele durma melhor. Os efeitos são imediatos. Este poderá tornar-se um momento de grande contato e prazer que certamente enriquecerá a relação pais e filhos. É uma ótima maneira de iniciar a vida juntos!